sábado, 21 de fevereiro de 2015

Audiência pública na Assembleia Legislativa do RN irá debater situação dos aeroportos de São Gonçalo e Parnamirim

O deputado Carlos Augusto Maia (PTdoB) fará uma audiência pública, na Assembleia Legislativa do RN, para discutir soluções e opções para os aeroportos Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, e Augusto Severo, em Parnamirim, no próximo dia 20 de março, sexta-feira, às 10h.

A distância do aeroporto de São Gonçalo, incluindo os problemas de mobilidade urbana, a falta de infraestrutura e até problemas de segurança pública transformaram o equipamento em um grande ponto negativo para o Estado, reconhecido anteriormente pela facilidade de entrada e saída. “O sentimento geral das pessoas é que a transferência para São Gonçalo - com o projeto inacabado, sem as vias de acesso adequadas e sem a implantação da área industrial (ZPE) prevista na concepção inicial - foi um equívoco”, relata o deputado.

O objetivo da audiência, convocada por Carlos Augusto, é aprofundar e refletir sobre este tema, conhecendo aspectos técnicos, econômicos, legais, ambientais e sociais, e buscando estabelecer consensos propositivos que conduzam a soluções. Desde a desativação do Augusto Severo como aeroporto comercial, com a transferência das operações do terminal de passageiros para o novo aeroporto de São Gonçalo do Amarante, a estrutura do aeroporto de Parnamirim, recém restaurada e ampliada, permanece ociosa e sem destinação clara.

Serão convidados para a audiência: Governo do Estado, comandantes militares da Base Aérea, dirigentes da empresa controladora do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, representantes da Agência Nacional de Aviação Civil, da Infraero, Secretaria Nacional de Aviação Civil, prefeitos e vereadores de Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante, dirigentes do Conselho da Região Metropolitana de Natal, representantes do trade turístico, entidade dos taxistas, representantes do Ministério Público e do Tribunal de Justiça, dirigentes da FIERN e da Fecomercio, OAB-RN, entre outras entidades.