sexta-feira, 15 de maio de 2015

13º Semana Nacional de Museus

Museus para uma sociedade sustentável com abertura na próxima terça-feira (19), às 10h


A 13ª edição da Semana de Museus, que acontece anualmente em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio), será desenvolvida no Museu Câmara Cascudo (MCC/UFRN), entre os dias 19 e 24 de maio de 2015. Para a abertura desta Semana, haverá uma solenidade no dia 19 de maio, às 10 horas, na Sala de Exposições Temporárias (térreo). Nesses dias, das 9horas às 17horas, estarão abertas no Setor Expositivo as exposições “Etnologia, Cultura e Identidade Indígenas: um novo olhar” e “Anatomia Comparada”, ambas 1º andar, e “Paleontologia no MCC/UFRN”, no andar térreo.

No dia 19 de maio (terça-feira), às 15 horas, teremos a palestra “Quando os Dinossauros Ganharam os Céus”, proferida por Glaudson Albuquerque, aluno de Ciências Biológicas desta Universidade e bolsista do MCC/UFRN. Já nos dias 20 e 22 de maio (quarta-feira e quinta-feira), às 15 horas, acontecerá uma oficina de origamis ministrada pelo Sr. Eugênio Rangel. No dia 21 de maio (quinta-feira), das 9h:30min às 17horas, serão exibidos vídeos das comunidades indígenas do Rio Grande do Norte com materiais disponibilizados pela pesquisadora Jussara Galhardo, coordenadora do Grupo Paraupaba, vinculada ao Museu.

Nos dias 19 a 24 de maio também estão programadas atividades no Parque da Ciência (anexo ao MCC/UFRN), das 9h:30min às 11h:30min, com atividades lúdicas, gincana ecológica e exibições ao ar livre de animações sobre consumo consciente e preservação do Meio Ambiente.

Na ocasião, entre os dias 20 a 24 de maio, teremos ainda à palestra “Anatomia Comparada: a Evolução registrada em nossos corpos”, proferida por Glaudson Albuquerque que, em seguida, mediará a visitação à exposição de Anatomia Comparada. Esta ação terá duas sessões diárias, às 14 horas e às 16 horas, com o objetivo de interagir com o público visitante do Museu, divulgando, assim, a história da Evolução a partir da ancestralidade comum entre as espécies.

Dessa forma, o MCC/UFRN buscou alinhar suas atividades a temática “Museus para uma sociedade sustentável”, proposta neste ano pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Sendo assim, durante esta semana, além de abrir de terça a sábado, abriremos também no domingo (24/05), das 13 horas às 17 horas; lembrando ainda que grupos com mais de 10 pessoas devem ser agendados pelo telefone 84 3342-4912.