quinta-feira, 28 de maio de 2015

RN recebe evento que discute estratégias para desenvolvimento do Nordeste

Como um importante passo na luta para o desenvolvimento do Nordeste Brasileiro, está sendo realizado no Rio Grande do Norte o Seminário Regional “Nordeste 60 anos depois – mudanças e permanências”, que discute medidas e estratégias para a região. A solenidade de abertura aconteceu na noite desta quarta-feira, 27, na Escola de Governo Cardeal Eugênio Sales, no Centro Administrativo, em Natal.

O vice-governador Fábio Dantas, representando o governador Robinson Faria, realçou a importância da discussão, num momento em que as dificuldades da região emergem diante da longa estiagem. “Com iniciativas como esta, estamos avançando na discussão de temas, os quais prefiro não caracterizar como problemas, já que temos duas realidades: um Nordeste pujante, que cresce acima da média nacional, e um Nordeste que precisa da solidariedade de todos os brasileiros, católicos e cristãos”, assinalou.

O evento, que é organizado pela Arquidiocese de Natal, pelo Observatório Social do Nordeste (OBSERNE) e Faculdade Dom Heitor Sales (FAHS), recebeu o ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, para proferir a primeira palestra. O representante do governo federal levantou algumas teses durante sua fala. “Não há solução para o Brasil sem solução para o Nordeste”, apontou, como a primeira de suas teses. Unger ainda afirmou que não existe nenhuma estratégia de desenvolvimento da região, apesar de fervilhar de criatividade cultural e empreendedorismo. “E assim como não há solução para o Brasil sem uma solução para o Nordeste, não há uma solução para o Nordeste sem uma solução para o semiárido”, continuou.

A programação do evento segue até sexta-feira, 29, com várias conferências, que debaterão questões sociais relacionadas ao tema. Entre os conferencistas, estão também o Secretário Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, e a Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello.

Participaram da solenidade de abertura, o Arcebispo de Natal e presidente do OBSERNE, Dom Jaime Vieira Rocha;Dom Guilherme Werlang, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz, da CNBB; Dom José Luiz Ferreira, bispo de Pesqueira (PE) e referencial para as pastorais sociais do Regional Nordeste 2, da CNBB. Ainda estiveram na mesa, entre outras autoridades, a chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha e o deputado estadual Hermano Morais.


Assembleia Legislativa
Assessoria de Comunicação