sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Deputados formalizam pleitos para ações de combate à seca na região Nordeste

Deputados estaduais do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco se reuniram nesta quinta-feira (3), em audiência pública na Assembleia Legislativa paraibana, para debater a seca no Nordeste e cobrar do Governo Federal recursos para a conclusão das obras de transposição do Rio São Francisco. Devido ao esforço dos parlamentares potiguares, o Rio Grande do Norte conseguiu garantias de que seria beneficiado com as obras de transposição, mas o foco no momento é a celeridade na finalização das ações.

Presidente da Frente Parlamentar da Água no RN, o deputado Galeno Torquato (PSD) disse que o encontro visa sensibilizar a presidente Dilma Rousseff (PT) para que sejam destinados recursos para o enfrentamento da crise hídrica no Nordeste. “O povo nordestino clama pela conclusão das obras do São Francisco. Estamos mobilizados e unidos para cobramos celeridade às obras por parte do Ministério Nacional de Integração”, comentou.

Fortalecendo o discurso do potiguar, presidente da Assembleia no estado paraibano, Adriano Galdino (PSB), cobrou igualdade na destinação dos recursos federais distribuídos para o combate de escassez de água no país. “Queremos que os recursos disponibilizados para o Sudeste também sejam destinados ao Nordeste, pois a região enfrenta umas das piores secas já registradas”, declarou Galdino.

A cobrança conjunta, na opinião dos parlamentares presentes, é uma forma de fortalecer o pedido ao Governo Federal e chamar à atenção sobre a crise hídrica na região do semi-árido. "A unificação do discurso e definição de prioridades comuns aos estados são importantes para fazer com que o Governo Federal tenha informações precisas sobre as maiores necessidades dos estados afetados pela crise hídrica. Estamos unificando a linguagem e os interesses dos estados aqui representados”, disse o deputado paraibano Buba Germano (PSB), integrante da Frente Parlamentar no estado.

Para comitiva potiguar, também representada na audiência na Paraíba pelos deputados Gustavo Fernandes (PMDB), Dison Lisboa (PSD) e George Soares (PR), “O Nordeste precisa urgentemente de ações e recursos federais”, declarou Gustavo Fernandes. "O nordeste precisa ser prioridade nas ações do Governo Federal", disse George Soares. "Continuamos atentos e cobrando a melhoria das condições do povo potiguar", completou Dison Lisboa.

Representante de Pernambuco, o deputado Miguel Coelho (PSB) enfatizou a importância da união e mobilização da classe política do Nordeste. “A situação atual, ocasionada pela crise hídrica, é muito delicada. A pauta de integrar os interesses regionais é de grande valor”.

Ao final da audiência, os deputados formalizaram um documento contemplando os pleitos e prioridades elencadas pelos parlamentares. O requerimento será entregue pelo deputado Adriano Galdino à presidente Dilma Rousseff, que faz visita nesta sexta-feira (4) à capital paraibana.

Também participaram do encontro os deputados paraibanos Bosco Carneiro (PSL), Nabor Wanderley (PMDB), Frei Anastácio (PT), Ricardo Barbosa (PSB), dentre outros, além do presidente da Federação da Associação dos Municípios da Paraíba (FAMUP), Tota Guedes.


Assembleia Legislativa do RN
Assessoria de Comunicação