sexta-feira, 8 de abril de 2016

Governador assina termo de parceria com Empresa de Serviços Hospitalares para software de gestão na rede pública

O governador Robinson Faria assinou na noite desta quinta-feira (7), na Governadoria, um termo de parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para cessão de um software de gestão que será utilizado em toda a rede hospitalar pública do Rio Grande do Norte. O ato formalizou a implantação do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU) e do Painel de Controle do Sistema (SIG-Ebserh).

No estado, o aplicativo já é amplamente utilizado no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) na regulação de medicamento, atendimento aos pacientes e controle do fluxo de materiais. No estoque, o programa auxilia na gerência das movimentações dos suprimentos através do controle do fluxo de materiais, oferecendo em tempo real a disponibilidade dos suprimentos da unidade.

No setor de prescrição médica são definidas as condutas que serão executadas por diversos profissionais da saúde, após a avaliação do paciente pelo médico, e ainda na farmácia, com regulação, triagem e dispensação dos medicamentos.

Para o governador Robinson Faria, a cessão do software significa muito mais do que uma cooperação da Ebserh. “Nós nos sentimos bastante honrados em assinar o termo de parceria com a Empresa, que entendeu as nossas motivações, porque teremos condições específicas de monitorar diversas áreas e garantir um atendimento de maior qualidade a todos que buscam a rede pública estadual”, afirmou o chefe do Executivo Estadual.

O secretário de Estado da Saúde Pública, Ricardo Lagreca, também ressaltou a importância do programa, sobretudo na atual fase por qual passa a saúde brasileira. “Nós estamos vivendo um momento difícil com epidemias de dengue, zika e de H1N1, que exigem uma reposta rápida e eficaz. Também sabemos que, apesar de todo o esforço que temos feito, nada disso seria possível sem o apoio da tecnologia da informação”, acrescentou.

O presidente da Ebserh, Newton Lima Neto, declarou que a cessão e a parceria com o RN atendem a um objetivo. “Temos um grande foco nacional de aperfeiçoamento de TI para a área de saúde, e agora a nossa parceria com o RN ficou ainda mais fortalecida”, disse, lembrado que a ideia da assinatura surgiu há cinco semanas quando o secretário Ricardo Lagreca solicitou formalmente a cessão do programa durante uma ação para conter o avanço da zika.

O vice-reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, comentou. “Estamos muitos felizes com a assinatura do termo porque sabemos da importância do Sistema de Gestão na administração pública, e também comemoramos a visão de grande parceria que a Ebserh tem com os estados na área de saúde”.


Software

O desenvolvimento do AGHU foi iniciado em 2009, como parte integrante do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF), do Ministério da Educação, destinado à reestruturação e revitalização dos hospitais das universidades federais. O objetivo do aplicativo é apoiar a padronização das práticas assistenciais e administrativas dos Hospitais Universitários Federais.

Já o Sistema de Informações Gerenciais da Ebserh (SIG Ebserh) interage com o aplicativo, incorporando ferramentas, como, por exemplo, o histórico de exames no Painel do AGHU. A novidade vai permitir que os hospitais acompanhem a produção de exames, além da quantidade de agendamentos, cancelamentos e realizações que vem obtendo notório sucesso nos hospitais universitários.


Assembleia Legislativa do RN
Assessoria de Comunicação