terça-feira, 19 de abril de 2016

RN sedia Fórum Nacional Eólico e Solarinvest

O Rio Grande do Norte conta com 97 parques eólicos em operação, 20 em construção e outros 60 contratados, ou seja, 29% do total de parques eólicos no país estão localizados em solos potiguares. Neste contexto, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) recebe o Fórum Nacional Eólico (Carta dos Ventos) e o Solarinvest nesta segunda (18) e terça-feira (19). A abertura oficial será às 14h30 na Escola de Governo, Centro Administrativo, localizado na Zona Sul de Natal.

Os dados são da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. Durante os dois dias de evento, as principais lideranças dos setores eólico e fotovoltaico discutirão as diretrizes dos segmentos, com ênfase no desenvolvimento de projetos que garantam maior competitividade para a área das energias renováveis no Brasil. A primeira edição da Carta dos Ventos, em 2009, foi realizada no RN. Agora, o fórum volta a ocorrer no estado, em um modelo inclusivo a todos os participantes da cadeia de produtos e serviços. A Fiern também participará dos eventos.

“O retorno da Carta dos Ventos a Natal é uma conquista importante para o estado, já que somos o estado líder nacional em geração de energia eólica e, por conseguinte, a principal referência para os sucessos e desafios desse setor no Brasil. É um evento muito importante para o setor e para o estado", destaca Flávio Azevedo, secretário de Desenvolvimento Econômico.

Em sua oitava edição, o Fórum Nacional Eólico - Carta dos Ventos terá seções executivas, com reuniões fechadas, no turno da manhã, e plenárias com acesso gratuito, durante a tarde. O evento contará também com um workshop específico para jornalistas e um minicurso sobre análise de viabilidade técnica e econômica de projetos. Também durante o fórum, será realizada a Rodada de Negócios entre empreendedores, prestadores de serviço e fornecedores com a coordenação do Sebrae.


G1.com - Rio Grande do Norte.