sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Gustavo Fernandes pleiteia barragens submersas para 11 municípios do RN


Atento às dificuldades hídricas enfrentadas pelos municípios potiguares diante do longo período de estiagem no Rio Grande do Nortes, o deputado Gustavo Fernandes (PMDB) apresentou uma série de requerimentos na Assembleia Legislativa pleiteando ao Executivo Estadual a elaboração de estudos de viabilidade técnica visando a construção de barragens submersas para 11 cidades no interior do Estado. O parlamentar explica que as solicitações são destinadas à EMATER/RN, órgão gestor do projeto Segunda Água.

“O projeto tem por objetivo promover a reconstituição, conservação e preservação dos agrossistemas por meio de barragens submersas. Esse sistema é adaptado ao semiárido, permitindo a segurança alimentar e nutricional através da implantação das tecnologias para produção de milho, feijão, hortaliças, fruteiras e forragens para animais, dentro de um ambiente sustentável”, argumenta Gustavo Fernandes.

De acordo com os documentos apresentados pelo parlamentar na Casa Legislativa, o projeto Segunda Água já beneficiou, desde a sua criação, em 2008, 1692 famílias em 108 municípios potiguares. A previsão é que, até o próximo ano, sejam implantadas 410 barragens submersas no Estado.


Dentre os municípios listados pelo deputado para receberem as barragens estão Major Sales, Lagoa D’Anta, São João do Sabugi, Apodi, Portalegre, Martins, Pilões, João Câmara, Caiçara do Rio do Vento, Luís Gomes e Nova Cruz. “Sugiro que, em parcerias com as prefeituras locais, sejam realizados estudos técnicos para identificar as comunidades que mais carecem das barragens submersas para sanar os problemas de abastecimento d’água nestas cidades”, propõe Gustavo.