Pular para o conteúdo principal

Governo abre ano letivo com lançamento do PIBIC Jr


O ano letivo 2018 começou para os estudantes da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte trazendo a oportunidade de descoberta do mundo da pesquisa científica. Em um momento de acolhida e reafirmação dos propósitos educacionais, o governador Robinson Faria esteve na tarde desta segunda-feira (19) na Escola Estadual Dom Nivaldo Monte, no bairro de Emaús, em Parnamirim, para abrir das atividades letivas com o lançamento do Programa de Iniciação Científica Jr, o PIBIC Jr. O evento contou com a presença da secretária de Estado da Educação, Cláudia Santa Rosa, e do diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (Fapern), Uilame Umbelino.

Com investimento de meio milhão de reais, o Governo do Estado, por meio de convênio firmado entre a Secretaria de Educação e Cultura (SEEC) e a Fapern, lançou o PIBIC Jr, projeto que objetiva estimular o interesse dos jovens nas atividades de pesquisa científica. 
O programa vai oferecer a estudantes do ensino médio e de educação profissional da rede estadual, 250 bolsas no valor de R$ 100, cada, e 50 kits ciência (composto por material de laboratório e/ou informática) no valor de R$ 4 mil para cada projeto vinculado à iniciação científica ou tecnológica, conforme prevê o edital que tem publicação prevista para próxima quinta-feira, 22 de fevereiro. 
Para dar as boas-vindas, Robinson parabenizou toda a comunidade escolar e comentou sobre a importância do PIBIC Jr. “Inovação é o que a população espera da gestão pública. E quando inovamos na educação investimos no futuro, em jovens que se preparam para um mercado mais competitivo e global. É a educação a ferramenta mais importante de transformação social e o Estado está contribuindo com esse processo. Hoje é mais um dia de conquista”, declarou o chefe do Executivo estadual.
Uilame Umbelino destacou a necessidade de inserir os alunos do ensino médio na seara de pesquisas. “A ciência e a tecnologia são as chaves para o desenvolvimento. Por isso, é fundamental que o início dessas atividades se torne mais precoce. Até uns anos atrás a iniciação científica começava somente nas universidades. Agora, tem que começar antes”, afirmou.

Escolas de tempo integral

O evento aconteceu na Escola Dom Nivaldo Monte, que recebeu um investimento de R$ 320 mil para reforma do prédio como ampliação de espaços, construção de novos banheiros e pintura beneficiando os profissionais da instituição e os mais de 250 alunos matriculados. 
Na ocasião, Cláudia Santa Rosa lembrou do desafio de fortalecer a educação. “Esta é uma das 49 escolas de tempo integral que estamos implantando. Até 2016, não tínhamos nenhuma e até o final deste ano teremos mais de 50 por todo o estado. E lançar o PIBIC Jr é mais uma ação voltada para o fortalecimento do ensino médio no RN”, disse. Já a diretora Maguinalva Medeiros completou que o programa “agrega valor ao trabalho desenvolvido na escola, que é formar jovens protagonistas”.
Também estiveram presentes a Coordenadora de Desenvolvimento Escolar da SEEC, Lúcia Palhano, a Diretora da 2ª Dired, Claudiana Telles, a secretária Adjunta da Educação, Mônica Guimarães, a subcoordenadora de ensino médio, profª. Geralda Efigênia, o vice-diretor da Escola Dom Nivaldo Monte, Joel Ferreira, o vereador e professor, Ítalo Siqueira e o Estudante, jovem protagonista, Rafael Silva, representando os colegas estudantes.

Investimentos em educação

Em janeiro passado, o Governo entregou, em parceria com o Ministério da Educação, quase 70 mil kits de material escolar para alunos do ensino médio e Educação de Jovens e Adultos, o que totalizou um investimento de quase R$ 2 milhões. Os kits, com 4 cadernos, duas borrachas, três lápis e quatro canetas, beneficiaram alunos de 105 escolas nas 16 diretorias regionais de educação.
Nos últimos três anos, o Estado passou de apenas um Centro Estadual de Educação Profissional para oito centros estaduais, sob investimento de R$ 124 milhões nas construções. Sete foram inaugurados no primeiro semestre de 2017 e já estão em funcionamento em Natal, Nova Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Alto do Rodrigues, Mossoró, Extremoz e Ceará-Mirim. Além desses, mais dois centros estão sendo construídos e serão entregues ainda neste ano e outro entrará para fase de licitação.
Para atender oito mil alunos foram adquiridos mais de 16 ônibus escolares que foram entregues em agosto do ano passado. Também foram alugados mais 18 carros para colaborar com as necessidades das Diretoriais de Educação e Ensino. 
Além disso, o Governo convocou, em 2017, 423 professores para o quadro efetivo totalizando mais de dois mil convocados somente do concurso 001/2015. 

Assecom-RN










Postagens mais visitadas deste blog

Em Destaque

  Destacamos em nossa página o aniversário da nossa irmã em Cristo Simone Ferreira ocorrido ontem (15) O nosso Portal de noticias parabeniza nossa querida irmã Simone por essa  data tão significativa em sua vida

TÚNEL do TEMPO

  Você sabia? O Desembargador Amaro Marinho Filho, deputado estadual, e Antônio Câmara, deputado federal, formaram a maior dobradinha política da história do Mato Grande Nas eleições estaduais de  15 de novembro de 1986 , no   Rio Grande do Norte , um dos grandes destaques foi a aliança política formada pelos então candidatos   Amaro Marinho   (deputado estadual) e   Antônio Câmara   (deputado federal). Juntos, eles construíram uma das mais sólidas e influentes   dobradinhas eleitorais   da região do   Mato Grande , sendo lembrada até hoje como uma das mais expressivas da história política local. Naquele pleito, quatro chapas disputaram o governo estadual, mas quem saiu vitoriosa foi a chapa formada por  Geraldo Melo  (governador) e  Garibaldi Alves  (vice-governador). Para o Senado, os eleitos foram os primos  José Agripino  e  Lavoisier Maia , ambos nomes de peso na política potiguar. Na eleição para ...

LAJES: Web Rádio

  Louvor, Adoração, A Palavra de Deus Hoje sábado (08), a partir das 15 horas na Web Rádio A Voz do Sertão tem o programa CONEXÃO GOSPEL , com transmissão ao vivo no facebook sua voz do sertão e no Rádios Net Apresentação Presbítero F. Cruz Canelinha Boulos firma compromisso de Lula contra retirada de direitos de servidores Cumprindo a missão de aproximar o governo dos movimentos sociais e de trabalhadores organizados, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, recebeu representantes de cerca de 30 entidades de servidores públicos na tarde desta quinta-feira (6) no Palácio do Planalto. Boulos firmou compromisso de Lula com as organizações de que governo é contra qualquer retirada de direitos na reforma administrativa. "Nosso compromisso, aqui na Secretaria Geral da Presidência, é fazer todo diálogo necessário, trabalhando junto com as ministras Esther Dweck e Gleisi Hoffmann, para garantir que os servidores públicos sejam valorizados e não percam direitos...